Especialização em Ciências Ambientais e Saúde

FAÇA SEU LOGIN / CADASTRE-SE

Objetivo

OBJETIVOS

 Objetivo Geral

 

  • Capacitar profissionais devidamente habilitados a desenvolver atividades de pesquisa e de aplicação técnica, nos campos gerais e específicos das Ciências Ambientais e Saúde, estimulando o pensamento estratégico e a implementação de procedimentos operacionais voltados para projetos e empreendimentos públicos e privados na área garantindo sua autonomia científica, técnica e profissional.

 

Objetivos Específico

  •      Fomentar a formação de profissionais no âmbito das Ciências Ambientais e Saúde, em nível de Pós-graduação lato-sensu;
  • ·      Especializar e instrumentalizar profissionais graduados, com referências teóricas, práticas e metodológicas acerca das Ciências Ambientais e Saúde, proporcionando atualização dos profissionais, buscando uma ação holística na área ambiental, para sua aplicação na educação ambiental de forma multi, inter e trans-disciplinar.
  • ·      Capacitar profissionais e cidadãos com conhecimentos que permitam conceber o meio ambiente a partir da análise da sociedade e da natureza, e da dinâmica resultante da relação entre ambas, sempre com base numa reflexão crítica e na aprendizagem integrada dos processos estudados, para a Atuação propositiva na busca de soluções relativas às questões ambientais e a saúde;
  • ·      Capacidade para equacionar e propor soluções para problemas relativos ao uso de recursos naturais, bem como, projetar cenários futuros, imprescindíveis à efetiva saúde humana e do meio ambiente.
  • Apresentar os novos avanços científicos, tecnológicos e de informação em Ciências Ambientais e Saúde, bem como nas noções básicas em suas áreas correlatas como a: Biodiversidade, Conservação, Ecologia, Legislação, Gestão, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Saneamento básico bem como a importância deles para o homem e o meio ambiente.

Sobre

Este Projeto Pedagógico de Curso (PPC) busca definir o perfil do egresso do curso de especialização em Ciências Ambientais e Saúde da FAEME, tendo como foco uma estrutura disciplinar pensada e concebida de acordo com o corpo docente do UESPI, abrangendo as áreas de Ciências biológicas e biomédicas, biociências, engenharias, gestão ambiental, geografia, geociências ciências humanas e sociais e  da saúde, considerando também as matrizes atuais de outras grandes instituições de ensino superior do país, de forma a garantir que a formação deste especialista seja condizente com a realidade nacional.

 

A seguir, uma síntese das informações legais sobre o curso.

a) Área de conhecimento: Ciências Ambientais e Saúde (de acordo com o Censo da Educação Superior – MEC)

b) Modalidade: presencial

c) Grau acadêmico: Especialização

d) Título a ser conferido: Especialista em Ciências Ambientais e Saúde

e) Curso: Especialização em Ciências Ambientais e Saúde

f) Habilitação: única

g) Carga horária do curso: 480h (quatrocentos e oitenta horas)

h) Unidade responsável pelo curso: FAEME

i) Turno de funcionamento: Finais de semana

j) Número de vagas: 50 (cinquenta)

k) Duração do curso: 16 (dezesseis) meses

l) Forma de ingresso ao curso: processo seletivo

 

 

3.3 PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

 

No contexto atual, onde as mudanças sociais, econômicas e os avanços tecnológicos acontecem em uma velocidade crescente no mundo globalizado, os cursos universitários de pós graduação têm um papel importante na formação continuada e na atualização de profissionais em todas as áreas do conhecimento. Estes são Destinado ao aprimoramento e atualização profissional, desenvolvem e aprofundam a formação recebida numa determinada área do saber ou ramo profissional.

A formação de recursos humanos aptos a trabalhar com a complexidade de variáveis e processos que envolvem as questões ambientais no Século XXI é um grande desafio para as universidades.

Pensando nisso a concepção desse projeto visa a formação dos profissionais especialistas em Ciências Ambientais e Saúde, oferecendo-lhes subsídios teóricos, técnicos e metodológicos específicos em sua área de atuação, bem como na interface com outras áreas de conhecimento, o que requer a observância dos princípios da indissociabilidade entre pesquisa, teoria e prática e da interdisciplinaridade.

O presente projeto segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 (Lei 9.394/96), pois tem como meta uma formação de profissionais socialmente conscientes, ultrapassando limites disciplinares, e considerando o saber como uma construção social.

Essa vertente analítica reafirma como elementos fundadores, para atuar como profissional das Ciências Ambientais, princípios da ética democrática segundo a LDB (1996): liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Entendendo ainda que a formação profissional na área ambiental envolve uma prática específica, que pressupõe saberes e competências coerentes.

Os conteúdos curriculares deste projeto pedagógico esboçam a possibilidade de constituir um profissional capaz de demonstrar sólida formação na área de Ciências Ambientais e Saúde, dominando o processo de produção do conhecimento e noções no campo das Ciências Biológicas e Biomédicas e da Terra (meio ambiente), Biociências e Saúde, e no âmbito da pesquisa e do ensino, em suas variadas dimensões. Pretende-se com o mesmo garantir as condições para que a transposição didática dos conteúdos seja feita de forma coerente e problematizadora, ao nível do ensino e ao nível do conhecimento produzido, com vistas a sua socialização diante da realidade social vigente.

O projeto Político Pedagógico apresentado referente ao curso de Especialização oferece uma oportunidade de atualização acadêmica a profissionais que procuram o comprometimento com a transformação temática posta pela contemporaneidade.

O profissional com título de especialista em Ciências Ambientais e Saúde terá uma visão global e interdisciplinar do meio ambiente. Ele será um agente multiplicador na análise dos problemas ambientais e buscará soluções para os problemas ambientais no âmbito da educação formal e informal, englobando a técnica e a teoria pedagógica.

Quando o profissional atua na área técnica ou científica, este possui responsabilidades com as políticas e ações que levem à solução, igualmente técnica e científica, dos problemas sociais e ambientais. Isto requer, na formação do profissional, o desenvolvimento constante da ciência, em particular na área ambiental na busca de trocas produtivas.

Assim, diante da complexidade da realidade socioambiental, o profissional especialista formado em Ciências Ambientais e saúde deverá receber o estímulo e a formação necessária para se manter esclarecido e progressivamente capacitado, não só quanto aos seus conhecimentos ambientais, como também quanto aos conhecimentos científicos e técnicos de outras ciências, na busca de uma concepção de interfaces ou de aplicação de conhecimentos delas derivados.

Essa concepção está concretizada no elenco de disciplinas propostas nesse projeto de curso que visa a formação de profissionais que consigam compreender a natureza complexa e integrada dos processos ambientais, os quais, necessariamente, devem ser observados em diferentes escalas e interpretados em nível das várias esferas que compõem o sistema terrestre (litosfera, biosfera, atmosfera). Profissionais que consigam, de forma sistêmica e hierárquica, descrever, quantificar e valorar os diversos serviços ambientais e impactos de natureza antrópica, bem como projetar cenários futuros, imprescindíveis à efetiva governança do território e de seus recursos naturais.

A matriz curricular dessa proposta está dividida em módulos para melhor formação acadêmica. Nesse sentido, entende-se como princípios básicos de competência e habilitação para o perfil do especialista em Ciências ambientais e saúde a capacidade de:

a) Analisar, interpretar e representar as diversas manifestações do conhecimento ambiental;

b) Dominar métodos e técnicas instrumentais, laboratoriais e de campo, relativas à produção do conhecimento ambiental;

c) Formular, elaborar, fiscalizar e dirigir estudos, planejamentos, projetos e/ou pesquisas científicas básicas e aplicadas que visem o conhecimento e a utilização racional do meio ambiente em todos os seus domínios, realizando direta ou indiretamente. E também Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultorias na área ambiental, realizando perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres.

Assim os profissionais especialistas em Ciências Ambientais e Saúde terão condições de assumir um papel de agente transformador da sociedade e do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas concepções e tecnologias na área ambiental e áreas correlatas.

A sua formação na especialização os habilitam na atuação em: Órgãos públicos ligados ao meio ambiente; Universidades e Institutos de Pesquisa; Empresas privadas que produzem, exploram e administram recursos naturais renováveis ou não; no Terceiro setor (Fundações, ONGs, OSCIPs, etc); e como Profissional Liberal.

Espera-se com a implementação deste curso - nos próximos anos - a formação de cidadãos que além de exercerem efetivamente ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania no contexto brasileiro e planetário, irão desempenhar em diversas instituições - como profissionais – suas atividades com muito mais segurança. Isto é previsível na medida em que tais profissionais possuirão mais conhecimentos e habilidades relacionadas às dimensões conceptuais, de relacionamento interpessoal e técnicas o que lhes permitirá obter maior sucesso na análise, resolução de problemas e avaliação da intervenção sobre a realidade. Essa avaliação fornecerá dados e informações que possibilitarão condições para uma nova análise e novas formas de resolução de problemas, formando assim um círculo promissor de resultados cada vez melhores.

 

Público

Geógrafos, Geólogos, Biólogos, Sociólogos, Arquitetos, Engenheiros, Administradores Públicos e demais profissionais que desejam adquirir conhecimentos na área.

Carga Horária

630

Inscrições

Para quem já tem cadastro no portal Cognitio, basta clicar em "Quero me Matricular". Se ainda não tiver se identificado no Portal, clique em “Cadastro / Login” no MENU no topo do site e em seguida informe o seu e-mail e a sua senha. Se ainda não tiver cadastro no portal, clique em "Quero me Matricular" ou "Cadastro / Login" e preencher o formulário de cadastro. Assim que fazer seu login você será redirecionado ao “Meu Espaço”, clique em “Cursos Disponíveis” e escolha o curso que quer se matrícular. Se já tiver se identificado, a matrícula é realizada imediatamente. Você receberá um e-mail de boas-vindas e poderá iniciar o curso.
FAÇA SEU LOGIN / CADASTRE-SE

Amplie as possibilidades para a sua vida

Aprenda com as melhores aulas do mercado, no seu ritmo, do seu jeito, com apoio total da nossa equipe

Conteúdo Exclusivo

Nossas aulas são elaboradas por nossos professores especialistas e mestres em sua área, entregando conteúdo exclusivo e de valor para os alunos do Portal.

Mobilidade e Moderno

Nosso sistema de ensino é compatível com Celulares e Tablets, assim você pode estudar em qualquer lugar e a qualquer hora.

Certificado

Seu certifica está disponível na hora que você terminar seu curso e passar na avaliação.